Onde estamos…

No Mundo…

ARGENTINA, BRASIL, BURUNDI, CHILE, ALEMANIA, ECUADOR, ESPAÑA, REINO UNIDO, ÍNDIA, ITÁLIA, MÉXICO, NIGÉRIA, PORTUGAL, PARAGUAI, POLÔNIA, SUÍÇA, ESTADOS UNIDOS, ÁUSTRIA, REPÚBLICA CHECA

No Brasil…

Nosso Instituto foi fundado no Brasil por um grupo de padres que deixaram a comunidade dos Pallotinos para se dedicarem inteiramente ao trabalho de Schoenstatt. Esse primeiro grupo foi estabelecido na cidade de São Paulo e começou a trabalhar em uma paróquia oferecida pelo Cardeal da cidade. Naquela época, o bairro de Jaraguá era uma pequena vila nos arredores de São Paulo.

Pouco a pouco, os Padres de Schoenstatt puderam fundar o Movimento de Schoenstatt naquele lugar. Eles compraram um terreno no bairro, perto da paróquia, onde estabeleceram um centro do Movimento. Um santuário de Schoenstatt foi construído no local – o primeiro Santuário  Sião de nosso Instituto. A pedra fundamental do Santuário foi abençoada em 5 de maio de 1968 e o Santuário foi abençoado em 31 de maio de 1969.

Inicialmente, nossa comunidade no Brasil era uma única unidade territorial com Portugal. Em Gafanha da Nazaré, Portugal, os Padres de Schoenstatt também puderam servir em uma paróquia. Padres de ambos os países trabalhavam juntos no serviço ao Movimento. Ao mesmo tempo, havia padres de outros países na comunidade vivendo no Brasil: Alemanha, posteriormente também Chile e Polônia. Após se estabelecerem em São Paulo, abriram novas comunidades em Londrina e Santa Maria, e até hoje, nossa comunidade vive e trabalha nessas três cidades brasileiras. Muitos Padres de Schoenstatt também servem o Movimento em outras partes do país. Mais recentemente, a parte norte e nordeste do Brasil também se tornou uma área de trabalho apostólico com a chegada de padres à cidade de Recife.

Nos anos setenta, nossa comunidade encontrou seu ideal: Filii promisionis pro Sion Gentium. O legado dos Pallottinos foi assumido pela comunidade por meio da pessoa do Padre Máximo Trevisan, um dos pioneiros de Schoenstatt no Brasil.

O pe. Máximo tinha um relacionamento profundo com nosso Pai e Fundador, e por isso, podemos nos referir a ele como um antecipador de nossa comunidade no Brasil. As novas gerações do Instituto puderam complementar a elaboração da missão de nosso Instituto no Brasil, aprofundando a relação com Cristo e assumindo de forma ainda mais consciente o serviço à Família de Schoenstatt com seu ideal de Tabor.

Pouco depois desse tempo, o conselho geral decidiu separar Portugal e Brasil e incorporou a comunidade portuguesa à Província de Pentecostes. Em 2002, nossa comunidade de Padres de Schoenstatt no Brasil tornou-se uma Região dentro de nosso Instituto, ou seja, um território autônomo com seu próprio governo. A comunidade brasileira conta atualmente com 17 padres que servem o Movimento de Schoenstatt. Alguns ainda trabalham na mesma paróquia onde a comunidade começou. Podemos ver que, graças ao trabalho deles e à colaboração com outras comunidades de Schoenstatt, o Movimento de Schoenstatt no Brasil é muito grande hoje, com a variedade de todos os ramos da Família de Schoenstatt, com a enorme Campanha da Mãe Peregrina e o “Terço dos Homens da MTA”.

No ano de 2024, após um longo tempo de oração e reconhecimento da vida da Comunidade no Brasil, houve uma reformulação do Ideal junto com a constituição como Província do território. O ideal foi reapropriado e renovado como “Sião de Cristo para os Povos”, buscando demonstrar nosso ser e missão.”

Casa Central

Rua Nª Srª da Conceição 117 – Jaraguá  – São Paulo – SP – CEP 05181-280

Filial Londrina

Rua Espírito Santo, 762  Centro.  Londrina – PR. CEP –86010-390

Filial Olinda

Rua José Dias Raposo, 914. –  Ouro Preto – Olinda – PE.  CEP- 53378-420