Nossa História

Instituto Secular Padres de Schoenstatt

O Instituto Secular Padres de Schoenstatt foi fundado em 18 de julho de 1965 por Padre José Kentenich, com suas primeiras Constituições aprovadas pelo Papa Paulo VI em maio de 1966. O reconhecimento pontifício veio em 24 de junho de 1988, com as Constituições obtendo aprovação final em 22 de fevereiro de 1994. O Instituto é de direito pontifício, logo os membros são incardinados na própria comunidade e as nomeações são feitas pelos respectivos superiores.

O Instituto é uma comunidade de sacerdotes que serve e anima o Movimento de Schoenstatt. Com presença em 19 países, sua missão envolve formar o Homem Novo na Nova Comunidade, evangelizar nos diferentes contextos culturais, e contribuir para a formação de uma confederação apostólica universal. O ser e missão da comunidade são simbolizados pelo nome bíblico Monte Sião, confiado pelo fundador.

Em agosto de 2022, o instituto contava com 358 sacerdotes, 77 estudantes e 38 noviços, distribuídos em diversas casas ao redor do mundo. A estrutura organizacional inclui províncias e delegações nos países e continentes, com a sede da direção geral na Casa Paterna (Vaterhaus) em Schoenstatt. Ao lado da casa está o Santuário Sião, centro espiritual da comunidade, que foi abençoado em 30 de agosto de 1970.

MISSÃO

Trabalhamos pelas iniciativas de Schoenstatt onde quer que se desenvolvam. Servimos a outros projetos a partir da nossa experiência schoenstattiana.

Somos chamados a servir a Família Internacional de Schoenstatt e seus projetos como comunidade de padres, em nome do nosso Fundador, Padre José Kentenich.

Temos a tarefa de garantir a fecundidade do carisma do Padre José Kentenich no mundo atual. Isso inclui nosso trabalho em escolas, projetos sociais e outras iniciativas que contribuam para a educação e formação das pessoas ao redor do mundo.

ORGANIZAÇÃO

A nossa Comunidade é um Instituto de Direito Pontifício, ou seja, é reconhecida pela Santa Sé em Roma, sob a responsabilidade do Santo Padre. Os padres e diáconos estão incardinados no Instituto e as suas responsabilidades são estipuladas pelo Superior competente, embora o seu trabalho em Paróquias e outras instâncias diocesanas requeira a decisão do Bispo responsável por esses trabalhos.

Os membros se organizam em casas comunitárias (filiais) onde cultivamos um espírito familiar e procuramos viver o ideal de Sião. Aqueles membros que vivem fora da comunidade da casa são chamados de ‘externos’ e mantêm contato regular com sua filial.

SEJA UM COLABORADOR

Colabore com os Padres de Schoenstatt

Atualmente, estamos presentes em 19 países e servimos ao Movimento de Schoenstatt em outros 20 países.

  • Contribuição via PIX

  • Contribuição via Depósito

  • Contribuição via Boleto