VOCACIONAL

Nossas Vocações

  • Vocações

  • Discernimento Vocacional 

  • Nossa formação

VOCAÇÕES

As principais diretrizes de nossa formação foram desenvolvidas a partir de 1959, sob a orientação de nosso Fundador, Padre José Kentenich. Os primeiros padres e estudantes que se preparavam para formar nosso Instituto, naquela época ainda inexistente, puderam avaliar sua experiência formativa em diálogo com o Padre Kentenich. O objetivo dessas conversas era definir um currículo que correspondesse aos desafios que o Instituto enfrentaria enquanto recebia dos Padres Palotinos a responsabilidade principal pelo Movimento de Schoenstatt internacional.

O Padre Kentenich costumava apontar o Instituto das Irmãs de Maria como o modelo no qual ele havia integrado os principais princípios da pedagogia de Schoenstatt. Além disso, a tradição dos jesuítas também foi uma fonte fundamental tanto para o Fundador quanto para nós até os dias atuais.

Depois de quase trinta anos em que todos os Padres de Schoenstatt faziam sua formação na Alemanha, o país de origem do Movimento de Schoenstatt, agora temos casas de formação em dez países.

Tornar-se um Padre de Schoenstatt é uma questão de vocação. Isso significa que um claro chamado de Deus é necessário para iniciar o caminho de formação em nossa Comunidade, bem como a abertura para amar e servir a Schoenstatt em suas comunidades e instituições.

Nossa cruz da Unidade tem como marca o fundo vermelho

Nela vemos a Cristo dando a vida e derramando-a no cálice que é segurado por sua Mãe e Companheira. Ele nos dá a vida! Dá a vida a cada instante! Agora e sempre!

DISCERNIMENTO VOCACIONAL

O discernimento é o processo de descobrir a vontade de Deus para cada um. Um passo importante neste processo é se informar. Talvez você já tenha ouvido falar sobre nosso Instituto ou conheça alguns membros de nossa comunidade. Mas se estiver pensando em ser um Padre de Schoenstatt, certamente precisará saber um pouco mais sobre nosso Instituto. Ou talvez, por curiosidade, queira saber quem somos nós.

NOSSA FORMAÇÃO

A formação completa de um Padre de Schoenstatt dura cerca de 10 anos. Seguindo a recomendação de nosso Fundador, Padre José Kentenich, a ordenação sacerdotal deve ocorrer a partir dos 30 anos.

Nossa formação inclui três elementos: formação espiritual, estudos acadêmicos e preparação prática para o sacerdócio. Durante essa década de formação, esses três componentes se alternam de maneira complementar.

Quando um jovem amadurece a decisão de se tornar padre e inicialmente se candidata à comunidade, é chamado de “postulante”, que é o tempo de preparação para o início da formação. O primeiro tempo de formação acontece atualmente em Tupãrenda, no Paraguai, com dois anos de Noviciado, onde acontece uma apropriação da Comunidade e do Carisma, com um forte trabalho pessoal. Posteriormente, os seminaristas vão estudar a Filosofia e a Teologia em Santiago, Chile, residindo no Colégio Maior e estudando na Universidade Católica do Chile.
Em vários momentos, os próprios estudantes e a Comunidade voltam a analisar se cada um está realmente chamado ao Sacerdócio dentro do Instituto dos Padres de Schoenstatt.